Rússia alerta para risco com fim de acordo nuclear com os EUA

A Rússia fez um alerta sobre os riscos de deixar acabar o último acordo que controla armas nucleares entre o país e os Estados Unidos. Segundo Dmitry Medvedev, uma das principais autoridades de segurança russas, o fim do tratado pode aumentar o perigo de uma crise global.
O acordo, chamado New Start, vence nesta quinta-feira (5). Ele limita a quantidade de armas nucleares mais poderosas dos dois países. Até agora, não há sinal de um novo acordo ou de prorrogação.
O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou que não pretende renovar o tratado neste momento. Já a Rússia defende a manutenção das regras para evitar uma nova corrida armamentista.
Medvedev afirmou que o fim do acordo não significa uma guerra nuclear imediata, mas deixa o mundo mais inseguro. Sem regras, cresce o risco de tensão entre as grandes potências.
Os Estados Unidos também defendem a participação da China nas negociações, mas o país não demonstra interesse.
Apesar do clima de tensão, a Rússia afirmou que não busca um conflito global e que o diálogo com os EUA aumentou recentemente.
Por que isso importa?
O tratado ajuda a evitar o uso descontrolado de armas nucleares. Sem ele, especialistas alertam para mais instabilidade e riscos à segurança mundial.




