Prefeitura de João Pessoa e CDL firmam parceria para preencher 3 mil vagas temporárias no fim de ano

A Prefeitura de João Pessoa firmou parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP) para o preenchimento de cerca de 3 mil vagas de emprego temporário neste fim de ano. O acordo foi definido em reunião nesta segunda-feira (3), com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e do Sistema Nacional de Empregos (Sine-JP), e tem como objetivo conectar comerciantes e trabalhadores em busca de oportunidades, especialmente nos setores de comércio, bares e restaurantes.
De acordo com João Bosco, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, o encontro marcou o início das estratégias da iniciativa, que deve impulsionar a economia local e gerar ocupação para quem está fora do mercado de trabalho.
“As empresas podem disponibilizar as vagas existentes para o Sine. Nós lançaremos isso no cadastro do Sine Nacional e faremos toda a divulgação, junto com a CDL, de que estaremos fazendo esse recrutamento. Vai ser uma espécie de feirão. A estimativa é de 3 mil vagas iniciais de forma temporária, e vamos fazer um bom trabalho para preencher essas vagas”, destacou.
O presidente da CDL-JP, Nivaldo Vilar, considerou a reunião muito produtiva e reforçou a importância da parceria neste período de alta nas contratações.
“Chegou exatamente na época em que o comércio está necessitado de mão de obra. Nós estamos em pleno momento de contratações temporárias, e esse auxílio do Sine-JP será essencial para preenchermos as vagas. Está muito difícil hoje no mercado de João Pessoa a contratação de profissionais específicos para cada segmento do comércio”, explicou.
Segundo ele, a previsão é de aproximadamente 3 mil contratações em João Pessoa e na região metropolitana, com destaque para as funções de vendedor, estoquista e embalador. Ainda de acordo com o dirigente, cerca de 30% dessas contratações temporárias podem se tornar permanentes, dependendo do desempenho dos profissionais.
“É uma oportunidade de quem está desempregado conseguir um emprego temporário, que pode se transformar em uma vaga efetiva nas empresas”, observou.
A coordenadora do Sine-JP, Jessyka Barros, informou que o próximo passo será o contato com os empregadores para definir as vagas e funções disponíveis.
“A CDL fará o chamamento dos lojistas, e conforme eles forem aderindo, identificaremos as empresas, os cargos e o número de vagas. A parceria vai resultar em uma grande ação, prevista ainda para este mês”, concluiu.
				


