Mundo

Lula vai a Roma para reunião de aliança global contra a fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no dia 13 de outubro, do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, Itália, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Durante o evento, Lula participará da cerimônia de abertura e da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O convite foi feito pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando o presidente brasileiro foi informado que o Brasil saiu do Mapa da Fome, marco histórico no combate à insegurança alimentar. Está previsto também um encontro bilateral entre Lula e Dongyu durante o Fórum.

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O presidente participará da inauguração do espaço da Aliança, que reunirá os mecanismos de apoio para projetos de erradicação da fome e da pobreza, antes de retornar ao Brasil ainda no mesmo dia.

A Aliança Global, proposta pelo Brasil durante sua presidência do G20, busca acelerar ações de combate à fome e reduzir desigualdades, reunindo atualmente cerca de 200 membros, entre países, agências, instituições universitárias e bancos de desenvolvimento. Há 13 pedidos de novos integrantes, incluindo países da África, América Latina, Sudeste Asiático e Oriente Médio.

Alguns dos planos em desenvolvimento incluem:

  • Alimentação escolar

  • Transferência de renda

  • Nutrição materna e infantil

  • Apoio à agricultura familiar

Expectativas para a COP30

O governo brasileiro também espera aprovar, durante a COP30, em Belém, uma declaração sobre combate à fome, combate à pobreza e ações climáticas, documento coordenado pela missão brasileira em Nova York e resultado da presidência do Brasil no G20.

O diretor de Projetos de Segurança Alimentar do Itamaraty, Saulo Arantes Ceolin, destacou:

“O texto está praticamente finalizado e será submetido a todos os países. A expectativa é avançar de forma concreta no combate à fome e à pobreza global.”

Com a participação de Lula, o Brasil reforça seu protagonismo internacional na luta contra a fome, integrando políticas de desenvolvimento social, segurança alimentar e redução de desigualdades.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo