Política

Cícero Lucena dá início à formação de novos agentes de mobilidade e reforça compromisso com modernização urbana

Dando continuidade ao projeto de modernização e aprimoramento da mobilidade urbana de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena abriu, nesta quarta-feira (5), a aula inaugural da nova turma de agentes de mobilidade urbana. São 52 alunos que integram o grupo dos 100 profissionais aprovados no mais recente concurso público promovido pela Prefeitura. Outros 48 agentes já estão em atuação nas ruas da Capital.

A solenidade foi realizada no Centro de Cooperação da Cidade, no Altiplano, onde a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) passa a funcionar ao lado das secretarias de Segurança Urbana, Infraestrutura e da Coordenadoria de Defesa Civil.

Durante o evento, Cícero Lucena destacou que a ampliação do efetivo de mobilidade faz parte de um planejamento urbano voltado para o crescimento sustentável da cidade, garantindo infraestrutura moderna e qualidade de vida à população.

“Considerando o atual desenvolvimento de João Pessoa, o planejamento urbano visa absorver o crescimento da cidade, promovendo o desenvolvimento e, simultaneamente, assegurando o bem-estar da população. Além dos investimentos em mobilidade, como novas avenidas e viadutos, precisamos de profissionais qualificados. A incorporação desses novos agentes, somando-se aos 48 já existentes, totaliza 100 profissionais dedicados a aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o prefeito.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, ressaltou que o prefeito garantiu bolsa de um salário mínimo durante o período de formação, que terá duração de 30 dias.

“Sempre defendi a valorização dessa categoria, que, assim como a dos policiais, desempenha um papel fundamental. É crucial reconhecer o esforço desses profissionais, que diariamente enfrentam desafios para manter a cidade segura e organizada”, destacou o superintendente.

A formação seguirá as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com 200 horas-aula entre atividades teóricas e práticas. O curso é ministrado por instrutores e agentes da própria Semob-JP e tem como objetivo preparar os novos servidores para atuar com eficiência e responsabilidade na segurança viária.

O diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, explicou que, após o treinamento, os agentes estarão prontos para reforçar as equipes que atuam diariamente nas ruas.

Entre os novos agentes, Adelson Morais destacou o valor do concurso público e o compromisso de servir à população.

“O trânsito apresenta desafios, e nossa missão é contribuir para a melhoria nesse aspecto. É um desafio, mas estamos prontos para enfrentá-lo e buscar soluções”, afirmou.

A iniciativa integra o conjunto de ações da gestão municipal voltadas à modernização da mobilidade urbana, reforçando o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com infraestrutura inteligente, valorização profissional e qualidade no serviço público.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo