China confirma encontro entre Trump e Xi Jinping nesta quinta-feira (30) na Coreia do Sul

O Ministério das Relações Exteriores da China confirmou nesta terça-feira (28) que o presidente Xi Jinping se reunirá com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (30), na cidade de Busan, na Coreia do Sul.
De acordo com o porta-voz do ministério, os dois líderes “trocarão opiniões sobre as relações entre China e Estados Unidos e discutirão questões de interesse mútuo”.
A confirmação oficial de Pequim ocorreu após Trump antecipar o encontro na última terça-feira (28), durante um jantar com empresários no Japão. Segundo o republicano, a reunião “correrá bem” e deve tratar de temas estratégicos envolvendo economia e segurança regional.
Washington já havia confirmado a cúpula dias antes, enquanto Pequim manteve a tradição de evitar anunciar compromissos de alto nível até a proximidade das reuniões.
Durante o mesmo evento no Japão, Trump elogiou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmando que ele “acalma os mercados” e chegou a cogitá-lo para o cargo de presidente do Federal Reserve (Fed), atualmente ocupado por Jerome Powell.
“Pensei nele para o Fed, mas ele não quer”, disse Trump, em tom descontraído.
O encontro entre Trump e Xi ocorre em um momento de tensões comerciais e políticas entre as duas potências, e pode sinalizar um novo capítulo nas relações bilaterais entre Washington e Pequim.
				



