
O deputado federal Mersinho Lucena (PP) comentou nesta segunda-feira (20) os bastidores políticos que começam a se formar em torno das eleições de 2026, após a filiação do pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ao MDB. Embora aliado direto do prefeito, o parlamentar preferiu não confirmar uma possível mudança de partido neste momento, mas não descartou novas definições até o próximo ano.
“Isso é uma decisão que só posso tomar a partir de abril do ano que vem, por conta da janela partidária. Até lá, sigo no Progressistas. Mas claro que estamos conversando, avaliando cenários, porque o tempo político permite isso”, afirmou Mersinho em entrevista à rádio BandNews João Pessoa.
O comentário ocorre no mesmo dia em que Cícero Lucena anunciou oficialmente seu retorno ao MDB, legenda pela qual já foi vice-governador e prefeito nos anos 1990. O evento, realizado em João Pessoa, contou com a presença do senador Veneziano Vital do Rêgo, reforçando o projeto de lançar Cícero como pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026.
Durante o ato de filiação, Mersinho destacou que seu futuro político — tanto em relação à legenda quanto ao cargo que pretende disputar — ainda está em aberto. Ele não descartou a possibilidade de disputar novamente uma vaga na Câmara Federal, mas também considera compor uma chapa majoritária.
“Além da perspectiva da reeleição, também estamos trabalhando com a hipótese de uma candidatura ao Governo da Paraíba. E nesse contexto, a filiação partidária tem que ser estratégica, capaz de fortalecer um projeto maior, como o do prefeito Cícero”, declarou.
O deputado ainda revelou que tem mantido diálogo com outras legendas que demonstraram interesse em sua filiação. “Existem partidos que nos procuraram. Estamos abertos a conversas. Tudo faz parte do processo político e democrático. Quem está na política precisa ouvir, articular e decidir no tempo certo”, concluiu.
Retorno ao MDB movimenta o cenário político
A volta de Cícero Lucena ao MDB marca o reencontro do prefeito com um partido de forte tradição em sua trajetória política. A movimentação é vista como um passo estratégico para fortalecer o campo de oposição ao grupo governista na Paraíba e reposicionar o MDB como protagonista na disputa majoritária de 2026.
Com o nome de Cícero sendo trabalhado para o Governo do Estado e Mersinho avaliando seus próximos passos, a família Lucena consolida-se como uma das principais peças do tabuleiro político paraibano, com influência direta nas articulações entre MDB, Progressistas e outras forças partidárias.
A definição sobre o futuro partidário de Mersinho deverá ocorrer durante a janela partidária de abril de 2026, período em que deputados federais podem trocar de legenda sem risco de perda de mandato. Até lá, as conversas continuam — e os movimentos da família Lucena seguem sendo observados de perto por todo o cenário político estadual.




