Política Nacional

Governadores de centro-direita articulam candidatura única para 2026

A recente união de sete governadores de centro-direita movimenta o cenário eleitoral brasileiro com vistas à disputa presidencial de 2026. O grupo é formado por Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP), Romeu Zema (Novo – MG), Ratinho Junior (PSD – PR), Ronaldo Caiado (União – GO), Ibaneis Rocha (MDB – DF), Cláudio Castro (PL – RJ) e Mauro Mendes (União – MT). Juntos, eles representam estados que somam cerca de 80 milhões de eleitores.

O objetivo da articulação é consolidar uma candidatura única para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve disputar a reeleição. Segundo Mauro Mendes, que falou à imprensa após a reunião, “o próximo presidente do Brasil estava presente” e, caso a esquerda permaneça no poder, “os responsáveis também estavam ali”.

Até o momento, os nomes mais fortes para encabeçar a chapa são Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Ratinho Junior. A definição deve vir a partir de pesquisas de intenção de voto no primeiro trimestre de 2026, que indicarão qual deles terá maior viabilidade eleitoral. O segundo colocado na disputa interna deve assumir a posição de vice.

Já os demais governadores — Zema, Cláudio Castro, Mauro Mendes e Ibaneis Rocha — devem concentrar esforços nas disputas ao Senado em seus estados, com o objetivo de fortalecer a base da coalizão no Congresso Nacional.

A movimentação sinaliza uma tentativa de unidade inédita entre lideranças da centro-direita, que buscam reduzir a fragmentação e aumentar o poder de competitividade contra Lula.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo