Política

Ex-presidentes do INSS são convidados a depor em CPMI sobre descontos irregulares

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS iniciou seus trabalhos no Congresso Nacional nesta terça-feira (26) e convidou ex-presidentes do instituto para prestar esclarecimentos. Entre os convidados estão os paraibanos Leonardo Gadelha (Podemos) e Leonardo Rolim.

Leonardo Gadelha, suplente de deputado federal, presidiu o INSS entre 2016 e 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Já Leonardo Rolim esteve à frente do órgão entre 2020 e 2021, na gestão de Jair Bolsonaro.

Também foram convidados todos os ex-ministros da Previdência desde 2015, além de outros ex-presidentes do INSS, para explicar eventuais falhas na gestão e responsabilidades pelos descontos irregulares em benefícios. Segundo o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), os convites foram feitos buscando consenso; caso os ex-presidentes não compareçam voluntariamente, poderão ser convocados.

A comissão terá 180 dias para concluir as investigações, que apuram um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões decorrente de fraudes em benefícios do INSS no período de 2019 a 2024.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo