Paraíba por Elas

Paraíba adere a programa de renegociação da dívida, mas fica fora do juro zero

A Paraíba aderiu ao novo programa de renegociação de dívidas com a União, o Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), mas não conseguiu o benefício máximo oferecido pelo governo federal: a eliminação total dos juros reais.

Com a adesão, a dívida do estado passará a ser corrigida pelo IPCA acrescido de 1% ao ano. A mudança é considerada positiva em relação ao modelo anterior, que previa IPCA mais 4% de juros, trazendo mais previsibilidade e um crescimento menor do endividamento ao longo do tempo.

De acordo com levantamento do jornal O Globo, publicado em 9 de fevereiro de 2026, 22 estados solicitaram entrada no programa. Entre eles, apenas a Paraíba e Rondônia ficaram fora do grupo que teve os juros reais reduzidos a zero. Os demais estados conseguiram o benefício ou ainda aguardam definição.

Apesar de não alcançar o juro zero, a adesão representa um alívio fiscal para o estado. O Propag permite o pagamento da dívida em até 30 anos e exige contrapartidas, como investimentos em áreas sociais, o que amplia o debate sobre os efeitos do programa nas contas dos estados e da União.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo