Política

Hugo Motta rompe com Lindbergh Farias e tensiona relação do governo com a Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou ter rompido politicamente com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ). “Não tenho mais interesse em ter nenhum tipo de relação com o deputado Lindbergh Farias”, disse Motta à Folha de S.Paulo.

A declaração expõe um desgaste que já se arrastava há meses e afeta diretamente a articulação do governo Lula na Câmara. Aliados de Motta afirmam que, daqui em diante, a convivência com o petista será apenas institucional.

Segundo integrantes do bloco do presidente da Câmara, Lindbergh adotava um tom considerado hostil nas reuniões de líderes e agia como um “porta-voz informal” do governo, ultrapassando, na avaliação deles, o papel de líder da bancada do PT.

Lindbergh reage

Lindbergh classificou a postura de Motta como “imatura” e afirmou que política “não é clube de amigos”. O petista também criticou decisões recentes da Mesa Diretora, como a derrubada do decreto do IOF, a chamada PEC da Blindagem e a escolha do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) para relatar o projeto de lei antifacção.

Derrite é ex-secretário de Segurança de São Paulo, estado governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), potencial adversário de Lula em 2026.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo