
O Senado americano aprovou, na noite desta terça-feira (28), uma resolução que busca cancelar as tarifas adicionais de 40% sobre importações do Brasil. O projeto foi aprovado por 52 senadores, sendo cinco deles republicanos, enquanto 48 votaram contra. A medida agora segue para votação na Câmara dos Deputados, onde também precisa ser aprovada antes de ser enviada à sanção presidencial.
O objetivo da resolução é revogar as tarifas impostas com base na Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (IEEPA). Os autores do projeto, entre eles o senador Tim Kaine (Virgínia), contestam a justificativa utilizada pelo presidente Donald Trump, argumentando que não existe emergência econômica em relação ao Brasil, já que a balança comercial favorece os EUA.
Antes da votação, Kaine destacou o impacto das tarifas nos preços para os consumidores americanos, especialmente no caso do café, como um dos motivos para apoiar a aprovação da resolução.
Além de Kaine, outros senadores que apoiaram o projeto incluem Chuck Schumer (Nova York), líder da minoria democrata; Rand Paul (Kentucky); Jeanne Shaheen (New Hampshire); e Ron Wyden (Oregon).
Caso a Câmara também aprove a medida, o presidente precisará sancioná-la para que as tarifas sejam efetivamente canceladas, encerrando uma disputa comercial que impacta importadores e consumidores de ambos os países.



