Política Nacional

Adiamento do anúncio ocorre por pressões políticas, mas Messias permanece favorito de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não oficializou a nomeação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo com o advogado-geral da União sendo o preferido do presidente. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, o anúncio foi adiado devido a negociações ainda em andamento no Senado Federal.

O impasse está relacionado à pressão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que teria solicitado a indicação do senador Rodrigo Pacheco para a vaga antes ocupada por Luís Roberto Barroso, além de outros cargos na Esplanada dos Ministérios. Apesar disso, aliados de Lula afirmam que o presidente não pretende recuar da escolha de Messias, apenas optou por adiar o anúncio para resolver pendências políticas.

Jaques Wagner, líder do governo no Senado, confirmou que Messias segue como a opção preferida do presidente. No entanto, a demora evidencia que a nomeação não estava totalmente “amarrada”, enfrentando resistências e negociações políticas que precisam ser superadas antes da oficialização, similar ao que ocorreu na nomeação de André Mendonça, que levou quase cinco meses para ser aprovada pelo Senado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo