Adiamento do anúncio ocorre por pressões políticas, mas Messias permanece favorito de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não oficializou a nomeação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo com o advogado-geral da União sendo o preferido do presidente. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, o anúncio foi adiado devido a negociações ainda em andamento no Senado Federal.
O impasse está relacionado à pressão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que teria solicitado a indicação do senador Rodrigo Pacheco para a vaga antes ocupada por Luís Roberto Barroso, além de outros cargos na Esplanada dos Ministérios. Apesar disso, aliados de Lula afirmam que o presidente não pretende recuar da escolha de Messias, apenas optou por adiar o anúncio para resolver pendências políticas.
Jaques Wagner, líder do governo no Senado, confirmou que Messias segue como a opção preferida do presidente. No entanto, a demora evidencia que a nomeação não estava totalmente “amarrada”, enfrentando resistências e negociações políticas que precisam ser superadas antes da oficialização, similar ao que ocorreu na nomeação de André Mendonça, que levou quase cinco meses para ser aprovada pelo Senado.



