EUA entram em novo ‘shutdown’; último, no governo Trump, foi o mais longo da história

O governo dos Estados Unidos entrou em paralisação nesta quarta-feira (1º) após o Congresso não aprovar a lei orçamentária necessária para manter o financiamento federal. É o 15º “shutdown” desde 1981.
A interrupção ocorre por impasse entre democratas e republicanos. No centro da disputa está a área da saúde: os democratas condicionam a aprovação do orçamento à renovação de programas de assistência médica, enquanto republicanos defendem que o tema seja tratado separadamente.
Com o bloqueio, milhares de servidores serão colocados em licença temporária e parte dos que atuam em serviços essenciais poderá continuar trabalhando sem receber salários.
Histórico
A última paralisação havia ocorrido entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, também durante o governo Donald Trump. Na época, o impasse girou em torno da liberação de recursos para a construção do muro na fronteira com o México, promessa de campanha do republicano.
O “shutdown” durou 35 dias e foi o mais longo da história dos EUA, com custo estimado de US$ 3 bilhões. A crise terminou após o agravamento de atrasos em aeroportos e prejuízos a servidores federais sem pagamento.
Trump posteriormente declarou emergência nacional e redirecionou verbas de outras áreas, como do Pentágono, para financiar a construção do muro.



