Leonardo Quintans assume compromisso de aproximar o Ministério Público da população

O novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, que toma posse no próximo dia 1º de setembro, afirmou em entrevista ao jornalista Clilson Júnior que pretende fortalecer a relação entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a sociedade, além de manter a unidade entre os membros da instituição.
Quintans destacou casos recentes que têm exigido atuação firme do MPPB, como o processo envolvendo o influenciador Hytalo Santos e a fiscalização da Lei do Gabarito, em João Pessoa. Para ele, a participação da população é essencial para que o órgão possa cumprir sua missão.
“Nós precisamos da participação da sociedade. Essa participação é fundamental para que o Ministério Público consiga cada vez mais fazer um bom trabalho. Nós precisamos de elementos, de provas para adotar providências — seja de correção de irregularidades, responsabilização de pessoas ou proteção de outras, como no caso Hytalo Santos”, afirmou.
Defesa da Lei do Gabarito
O novo procurador-geral também ressaltou a importância da aplicação da Lei do Gabarito, que estabelece regras de ocupação e construção no litoral paraibano. Para Quintans, a legislação representa um marco de proteção e planejamento urbano, tornando-se “motivo de orgulho para os paraibanos”.
Apoio interno e unidade institucional
Eleito com expressiva votação — 205 votos dos 220 aptos, quase uma unanimidade entre os colegas — Quintans atribui o resultado à confiança construída ao longo de sua trajetória dentro do Ministério Público.
“Nesse meu tempo de Ministério Público, passei por diversos postos, aprendi bastante. Conheci de perto cada colega, ganhei a confiança deles. O que prometi foi simplesmente muito trabalho”, disse.
Em sua gestão, Quintans afirmou que cada membro da instituição terá o apoio necessário para desempenhar melhor sua função:
“Nossa missão será atender o cidadão. Cada colega terá o direcionamento e o suporte da instituição para trabalhar mais e entregar mais à sociedade paraibana.”
Expectativa para a gestão
Com a posse marcada para setembro, Leonardo Quintans chega ao comando do MPPB defendendo uma atuação mais próxima da população, aliando firmeza na fiscalização das leis à unidade institucional. A expectativa é de que sua gestão reforce a credibilidade do Ministério Público no estado, ampliando o diálogo com a sociedade e a eficiência no enfrentamento de irregularidades.